sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Depois que o argan virou febre em todo o mundo, ninguém vive mais sem um óleo capilar, até então, olhado com certo preconceito pela grande maioria das pessoas.
Passada a febre do argan, começaram a surgir diversos óleos que prometem ser tão ou mais poderosos para cuidar dos fios, e um deles saiu direto da Amazônia brasileira, o óleo de pracaxi, utilizado há centenas de anos pelos povos da região para tratar problemas de pele, como a erisipela.
Relatos dão conta de que as indígenas utilizam esse óleo para cuidar dos fios, e que seria ele o grande responsável pelos cabelos lisos, macios, desembaraçados e sem pontas duplas que elas exibem.
Seu uso capilar se deve a sua alta propriedade condicionante, que forma uma camada hidrofóbica ao redor dos fios, promovendo brilho intenso, muita sedosidade e força a fibra capilar.
Essa camada hidrofóbica protege o cabelo dos fatores externos, afastando o ressecamento e o desgaste causados pelo sol e pelo vento.
Além disso, ele ajuda a manter a umidade natural do cabelo, evitando a formação do frizz e controlando o volume.
Quando usado antes da escovação, facilita o “deslizar” da escova, condiciona profundamente os fios e garante maciez e brilho.
Quando utilizado como agente condicionante, seja em máscaras, em condicionadores e para umectações, ele proporciona um efeito “liso”, e revitaliza os cabelos quimicamente danificados.
É um excelente óleo para umectações, pois nutre os fios, e oferece bons resultados como finalizador, sobretudo no verão, quando os fios ficam expostos a diversos fatores climáticos que, literalmente, acabam com o cabelo.
Algumas marcas, como a Kerastase, já investem nesse óleo e é possível encontrar uma gama boa de produtos que contam com seus “poderes”.
Novidade do momento, o óleo de pracaxi é, também, um bálsamo para a pele!
O destaque aqui se deve a quantidade altíssima de ácido behênico, o que proporciona extrema maciez e sedosidade, sendo considerado um “silicone” natural, já que deixa a pele com textura de seda.
Ele ajuda a manter a água nos poros, hidrata, protege e regenera a pele.
É também um poderoso cicatrizante, sendo muito utilizado pela população da Amazônia para tratar escaras, úlceras, acne, rosácea, psoríase e demais problemas de pele, vez que, além de cicatrizante é antibacteriano e antifúngico.
Estudos já comprovaram seu poder anti-hemorrágico, bem como sua ação como renovador celular que recupera e revitaliza a pele, além de evitar a formação de queloides.
Outro uso importante é no clareamento de manchas, sobretudo as causadas por alterações hormonais, comuns na gestação.
É considerado um dos óleos mais hidratantes do mundo, possuindo também ação antioxidante, ajudando a combater e prevenir o aparecimento de estrias, bem como as linhas de expressão e rugas.
Para quem se interessou, o óleo de pracaxi pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação.
Antes de comprar, verifiquem se é o óleo puro ou se vem misturado com algum óleo mineral, que não deve ser utilizado.
Procurem sempre comprar óleos de empresas certificadas, como a Laszlo, que é uma das melhores – senão a melhor- do país, que tem comprometimento com a pureza dos óleos, o que garante tanto a segurança quanto a eficácia no uso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário