terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

taty modas



Leia a matéria na integra
Atenção apaixonados por tecnologia em geral: nossa colunas e nosso ligamentos são as principais vítimas da postura incorreta que, às vezes, todos nós adotamos ao usar computadores, celulares ou tablets. E o resultado disso são dores, e até problemas mais sérios.
A fisioterapeuta Erika Quintaes tem algumas dicas que podem ser úteis para todo mundo, no ambiente de trabalho, por exemplo: onde a maioria de nós fica por horas e mais horas sentado em frente ao PC, muitas vezes, praticamente imóvel.
Erika, que é fisioterapeuta de RPG, diz que o essencial "é justamente isso, que você mude de postura constantemente". Mas, por quê? Porque nosso corpo tem que vivenciar outras posturas, mas conseguindo ficar na posição ereta sem nenhuma dor ou dificuldade: "Isso é saúde".
Erika nos explica que o espreguiçar é perfeito, o melhor alongamento que existe, porque ele é ativo, ou seja, o próprio indivíduo que realiza, e é no seu tempo, do jeito que você faz, usando a respiração para soltar e esticar a musculatura inteira. "Isso alonga de verdade", diz ela.
Em casa, normalmente a situação também não é das melhores. Quantos de nós não se joga naquele sofá super macio e confortável e acaba levantando com dores aqui e ali? E, preste atenção se você é daqueles que usa o laptop, smartphone ou tablet deitado na cama e fica horas mexendo no aparelho: com o tempo, não há coluna que agüente.
"O notebook usado deitado na cama é uma coisa que todo mundo faz, mas é errado", diz Erika. "Isso não quer dizer que o certo é você ficar sentado, em uma posição só. O certo é mudarmos de postura a cada 5 minutos".
Em relação à vista, dá pra ficar um pouco mais tranqüilo. Conversamos com o oftalmologista Newton Kara Junior, professor da Faculdade de Medicina da USP, e ele garantiu: podemos usar tudo à vontade, o tempo que quisermos, à distância que preferimos. nenhum desses aparelhos influencia na saúde dos olhos.
Newton diz que o uso "não faz nenhum mal orgânico para o olho. Então, não há nenhuma radição ou energia que é emitida do computador, tablet, celular ou mesmo da televisão, que vai fazer mal para o olho". Ele ainda explica que há pessoas que se incomodam após algum uso, sentindo um desconforto. Mas, mal para o olho não faz.
O problema é que quando a gente fica muito tempo concentrando em uma tarefa, principalmente em frente a uma tela qualquer, seja ela do tablet ou da TV, sem perceber, passamos a piscar menos. Isso gera o chamado "olho seco", onde a lágrima evapora e muitas vezes os olhos ficam vermelhos e começam a arder.
A solução para isso é simples: lembrar de piscar um pouco mais ou usar um colírio lubrificante. Newton nos explica que, quando formos salvar algum documento ou guardar algum arquivo, tarefas que demandam um pouco mais de espera, basta pegarmos o colírio, pingarmos uma gota em cada olho e deixá-los 10 segundos fechados. "Isso melhora bastante", diz o médico.
Já para quem usa óculos, ou tem um grau qualquer de anomalia na visão, o uso prolongado do computador ou outro aparelho que emita muita luz pode causar certa dor de cabeça. Isso porque os músculos da face se esforçam para fechar um pouco os olhos e assim melhorar a nitidez da imagem.
O oftalmologista diz que, se estes óculos estiverem defasados, eles possuem pequenos graus que tendem a ser compensados pelo músculo e que, depois de um período prolongado de esforço visual para perto, os sintomas começam a aparecer.
Agora, vem uma super dica. Montamos um guia de ergonomia pra você. Ele foi pensado para que você passe a prestar atenção na sua postura ao usar computadores, celulares ou tablets. O guia está à sua espera no olhardigital.com.br. Acesse, confira e proteja-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

taty modas

Notícias Automotivas - Carros taty modas

Últimas notícias - Google Notícias

Olhar Digital - Últimos Podcasts

Notícias, Vídeos, Fotos, Colunas e Tabelas - iG Esporte

Olhar Digital - Últimas Notícias de Negócios

Esportes - Notícias tatymodas

taty modas

Blog Archive

Seguidores